Palaçoulo

Forum Oficial da Aldeia de Palaçoulo - Miranda do Douro
 
InícioInício  PortailPortail  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 As crianças florescem em Palaçoulo, uma aldeia oásis onde não há desemprego

Ir em baixo 
AutorMensagem
Ana



Feminino
Número de Mensagens : 4
Idade : 38
Localização : Porto
Emprego : Coordenadora Pedagógica
Interesses : Muitos
Data de inscrição : 09/10/2008

MensagemAssunto: As crianças florescem em Palaçoulo, uma aldeia oásis onde não há desemprego   Qua Out 29, 2008 12:37 pm

Em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, a população escolar do 1º ciclo aumentou neste ano lectivo, ao ponto da antiga escola primária ter de ser reaberta para albergar novos alunos. Recorde-se que, em 2005, foi construído um novo edifício escolar com duas salas mas, devido ao aumento do número de alunos, foi preciso acrescentar mais uma sala de aula.


Esta situação deve-se, sobretudo, à fixação de jovens casais na localidade. Palaçoulo é considerada uma das aldeias mais industrializadas de Trás-os-Montes. Trata-se de uma espécie de oásis onde não há desemprego, já que a mão-de-obra é absorvida, em grande parte, pelas fábricas ali existentes.

Há uns anos, o município de Miranda Douro distribuiu manuais escolares pelas escolas do concelho e, só em Palaçoulo, com 678 habitantes, havia 31 crianças do pré-escolar ao 4º ano.

Aulas especiais e prolongamento de horário

Na opinião dos pais e encarregados de educação, "uma das grandes vantagens é estarmos sempre perto das crianças, que não têm que se deslocar". Segundo os progenitores, "o almoço é, por enquanto, uma refeição feita em família, pois têm a possibilidade de o fazer em casa".

Mesmo assim, o município está a tentar arranjar uma solução para o fornecimento de refeições aos alunos, à semelhança do que acontece em outras escolas do concelho.

Este estabelecimento de ensino tem, ainda, aulas para crianças com necessidades especiais, Educação Física, Inglês e prolongamento de horário.

"Palaçoulo é uma freguesia dinâmica e que regista um franco crescimento. É sempre bom verificar que o número de alunos aumenta em determinadas localidades", adiantou o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo.

No entanto, o autarca observa que o exemplo de Palaçoulo não é comum a outras aldeias do concelho e da região, já que o número de crianças tem vindo a diminuir.

Nesta no lectivo, município ofereceu cerca de 687 manuais escolares aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, num investimento global que ronda os 4.800 euros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.hotmail.com
Paula
Admin
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 41
Localização : Palaçoulo
Emprego : Por conta de outra
Data de inscrição : 08/10/2008

MensagemAssunto: Re: As crianças florescem em Palaçoulo, uma aldeia oásis onde não há desemprego   Qui Out 30, 2008 4:28 pm

pois é verdade , o que não falta em palaçoulo são crianças !!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.palacoulo.pt.vu
 
As crianças florescem em Palaçoulo, uma aldeia oásis onde não há desemprego
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Dia da Criança 2011] Fotos dos miminhos das nossas crianças =)!
» [Dia da Criança 2009] Questionário do Dia da Criança
» Técnicas para crianças cacheadas
» [Dia da Criança 2009] Albúm das Prendinhas Dia da Criança
» Criança causa polêmica ao afirmar ter ido ao céu, falado com Jesus e João Batista e visto Deus: “No céu todos são jovens”

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Palaçoulo :: Noticias :: Notícias-
Ir para: